O teatro veio até nós!

O Moinho Encantado, um espaço onde o Pólo Educativo de Serro Ventoso dá a conhecer à comunidade educativa as atividades e projetos desenvolvidos neste Pólo, estreitando a relação escola / família / comunidade e estimulando a participação e a interação.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CURIOSIDADES

A galinha Ruiva tem posto muitos ovos! Um por dia!
Sabias que a gema do ovo é óvulo da galinha? Pois é...
Com cerca de 4 cm, o óvulo da galinha é o maior do reino animal.
A gema sai do ovário da galinha e viaja por um conjunto de órgãos internos até chegar ao útero, onde o processo de formação do ovo termina com a solidificação da casca. O tempo total para que o ovo fique pronto é de aproximadamente 24 horas. Quando o ovo está pronto, segue para a vagina. Ele é expulso em poucos segundos pela cloaca da galinha, câmara onde desembocam a vagina, o reto e o ureter da ave. Para impedir que o ovo entre em contacto com resíduos de fezes e urina presentes na cloaca, a vagina projeta-se para fora no momento da postura do ovo.
Meia hora depois da galinha pôr o ovo, ovula uma nova gema que dará origem novamente a todo o processo.
Os ovos só dão origem a pintainhos quando a galinha acasala com o galo. Os espermatozóides do galo são bastante resistentes e sobrevivem até 15 dias dentro da galinha. Nesse período ela está fértil e os ovos serão sempre galados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Curiosidades taointersante


Beijinhos da beatriz!